Fórum Social Mundial - Salvador / BA
14/03/2018 16:17 em Novidades

O mundo se encontra na Bahia
Delegação do Sindsep Amapá marcha lado a lado com milhares de pessoas numa só voz

Com uma delegação de 31 pessoas, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá- SINDSEP/AP, se faz presente no 13º Fórum Social Mundial (FSM 2018) que iniciou hoje, 13 e se estende até o dia 17 de março, em Salvador – Bahia – Brasil, com a maior parte das atividades concentradas no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 
“Resistir é criar, resistir é transformar” foi o lema do Fórum que teve como ato de abertura a Marcha que saiu do Campo Grande e fez o trajeto até a praça Castro Alves. A abertura chamou atenção do mundo pelo protagonismo de cada participante dos diferentes países, sociedades, culturas, porém com interesse comum, a paz no mundo, onde cada um seja respeitado no sentido amplo da palavra, pois vive-se tempos de guerras, destruição da natureza, da moral, da ética na política, retirada dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras dentre outros fatos que assolam a todos e todas nas diferentes sociedades. 
O FSM é um espaço de articulação de movimentos sociais, partidos de esquerda e personalidades democráticas de referência mundial, um evento que pretende ser independente e livre com relação aos meios de comunicação mundial. Em sua declaração princípios, o Fórum luta para promover a transformação do ser humano em busca de “Um outro mundo possível”.
Tem presença confirmada no evento o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva; Chico Buarque, A ex presidente do Brasil, Dilma Roussef, a presidente da Fundação Franz Fanon, Mireille Fanon Mendes France; a Yalorixá Makota Valdina; o sociólogo Emir Sader; a presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), Lorena Peña; o ex-presidente paraguaio, Fernando Lugo; a militante indígena e pré-candidata a presidência, Sônia Guajajara; Boaventura de Sousa Santos, cientista político; o filósofo do Congo, Godefroid Ka Mana Kangudie; Francine Mestrum, da Justiça Global Social.
O Sindsep Amapá, sempre presente em eventos importantes para os trabalhadores e trabalhadoras apresenta amanhã, 14, a atividade intitulada “Encontro Internacional sobre Trabalho Decente na Fronteira” às 9:45h no campus ondina da UFBA. O objetivo é mostrar para o mundo problema que assola todos e todas na região de fronteira Brasil – França (Amapá-Guiana Francesa).
A partir de amanhã a radiowebsindsep estará ao vivo direto do FSM em Salvador-BA.

Texto: Marly Tavares
Foto: Nielton Trindade
Ascom/Sindsep-AP

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!